Breve histórico A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.
No Brasil, hoje, oferecer serviços eficazes e investir em tecnologia não são mais fatores suficientes para garantir satisfação e notoriedade de uma instituição junto a seus clientes, colaboradores, parceiros e à sociedade em geral. É preciso conhecer as necessidades e expectativas desses públicos e buscar alternativas para que tais questões sejam supridas. E é neste contexto que a diretoria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara resolve criar o Escritório da Qualidade, pretendendo viabilizar ações no sentido de assessorar a Alta Administração através do planejamento e implementação de projetos; auxiliar os setores e áreas do HGWA quanto a ações, conceitos e ferramentas da Qualidade, visando a correção e melhoria de processos e otimização dos serviços prestados; além de prestar consultoria administrativa a todas as áreas e pessoas da instituição. Ações -
Apoio aos setores na preparação para Acreditação Hospitalar; -
Acompanhamento do Manual Brasileiro de Acreditação (modelo ONA): auto-avaliação dos setores, auditorias internas e diagnóstico institucional; -
Assessoria à Diretoria do HGWA quanto à disseminação da Qualidade a partir da participação do EQ nas diversas Comissões Institucionais; -
Assessoria quanto a legislações (ANVISA) em relação à adequação de áreas e ajustes de fluxo e processos; -
Apoio aos setores quanto à elaboração de Manuais da Qualidade e atualização de procedimentos, normas e rotinas dos processos existentes no HGWA; -
Implantação e implementação de projetos, com acompanhamento de ações para começo, meio e fim; -
Assessoria aos setores na elaboração e monitoramento de indicadores gerais e específicos; -
Gerenciamento e acompanhamento das Não-Conformidades: Recepção; Análise (fato, evidência e referência); Registro e Encaminhamento; -
Padronização e documentação: Mapeamento de processos; POP’s; Formulários e Ciclos de Melhorias – PDCA. Processos -
Padronização e documentação - Mapeamento de processos;
- POP’s;
- Formulários;
- Ciclos de Melhorias – PDCA.
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Gerenciamento de Não Conformidades - Recepção;
- Análise (fato, evidência e referência);
- Registro;
- Encaminhamento.
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Gerenciamento de Projetos (PMBOK) - Escritório da qualidade;
- PNQ
- Hospital sentinela (farmacovigilância; tecnovigilância e hemovigilância)
- Acreditação internacional
- Hospital Dia
- Reestruturação da gestão
- Gerenciamento de risco
- Convênio para desenvolver o Centro de Ensino e Pesquisa
- Equipe de Excelência
- UCE Infantil
- Auditorias (1ª, 2ª e 3ª partes).
- Benchmark em hospitais de excelência
- Revisão do planejamento estratégico
Cadeia de valor Gestão da Qualidade Estrutura Organizacional Hierarquicamente vinculado à Presidência, interagindo com todas as áreas do hospital. Estrutura de Pessoal - 01 Gerente
- 01 Assistente Administrativo
Horário de funcionamento Segunda a sexta das 8 às 18h.
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