lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Ùteis

Escritório da Qualidade E-mail
Qui, 01 de Julho de 2010 12:54

Breve histórico

 

A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

No Brasil, hoje, oferecer serviços eficazes e investir em tecnologia não são mais fatores suficientes para garantir satisfação e notoriedade de uma instituição junto a seus clientes, colaboradores, parceiros e à sociedade em geral. É preciso conhecer as necessidades e expectativas desses públicos e buscar alternativas para que tais questões sejam supridas. E é neste contexto que a diretoria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara resolve criar o Escritório da Qualidade, pretendendo viabilizar ações no sentido de assessorar a Alta Administração através do planejamento e implementação de projetos; auxiliar os setores e áreas do HGWA quanto a ações, conceitos e ferramentas da Qualidade, visando a correção e melhoria de processos e otimização dos serviços prestados; além de prestar consultoria administrativa a todas as áreas e pessoas da instituição.

 

Ações

 

  • Apoio aos setores na preparação para Acreditação Hospitalar;

  • Acompanhamento do Manual Brasileiro de Acreditação (modelo ONA): auto-avaliação dos setores, auditorias internas e diagnóstico institucional;

  • Assessoria à Diretoria do HGWA quanto à disseminação da Qualidade a partir da participação do EQ nas diversas Comissões Institucionais;

  • Assessoria quanto a legislações (ANVISA) em relação à adequação de áreas e ajustes de fluxo e processos;

  • Apoio aos setores quanto à elaboração de Manuais da Qualidade e atualização de procedimentos, normas e rotinas dos processos existentes no HGWA;

  • Implantação e implementação de projetos, com acompanhamento de ações para começo, meio e fim;

  • Assessoria aos setores na elaboração e monitoramento de indicadores gerais e específicos;

  • Gerenciamento e acompanhamento das Não-Conformidades: Recepção; Análise (fato, evidência e referência); Registro e Encaminhamento;

  • Padronização e documentação: Mapeamento de processos; POP’s; Formulários e Ciclos de Melhorias – PDCA.

 

Processos

 

  • Padronização e documentação

    • Mapeamento de processos;
    • POP’s;
    • Formulários;
    • Ciclos de Melhorias – PDCA.
  • Gerenciamento de Não Conformidades

    • Recepção;
    • Análise (fato, evidência e referência);
    • Registro;
    • Encaminhamento.
  • Gerenciamento de Projetos (PMBOK)

    • Escritório da qualidade;
    • PNQ
    • Hospital sentinela (farmacovigilância; tecnovigilância e hemovigilância)
    • Acreditação internacional
    • Hospital Dia
    • Reestruturação da gestão
    • Gerenciamento de risco
    • Convênio para desenvolver o Centro de Ensino e Pesquisa
    • Equipe de Excelência
    • UCE Infantil
    • Auditorias (1ª, 2ª e 3ª partes).
    • Benchmark em hospitais de excelência
    • Revisão do planejamento estratégico

 

Cadeia de valor

 

Gestão da Qualidade

 

Estrutura Organizacional

 

Hierarquicamente vinculado à Presidência, interagindo com todas as áreas do hospital.

 

Estrutura de Pessoal

 

  • 01 Gerente
  • 01 Assistente Administrativo

 

Horário de funcionamento

 

Segunda a sexta das 8 às 18h.

 

LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Outubro 2024

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Hospital Geral Waldemar de Alcântara - Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana - CEP:60864-040 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3216-8300 Fax: (85) 3216-8344

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados