Registro de saída do paciente
Para garantir o efetivo controle do fluxo de pacientes, é fundamental que as altas sejam registradas no exato momento da saída do hospital, para tanto, não devem ocorrer registros de alta e marcação de consultas enquanto o paciente ainda estiver na enfermaria, mesmo que o acompanhante apresente o Relatório de Alta. O Serviço Social orientará aos acompanhantes que, ao receberem o Relatório de Alta, dirijam-se a Recepção do SAME para agendar consultas, exames e preenchimento do DDH (Demonstrativo de Despesas Hospitalares). Os documentos serão devolvidos ao paciente quando da sua saída efetiva. Na ausência de acompanhantes as controlistas das clínicas poderão realizar o processo.
O registro de alta exige a informação dos seguintes dados no SISTEMA PACIENTE: 1. Data da alta no formato <dd/mm/aaaaaa>; 2. Hora da alta no formato <hh:mm>; 3. Informar o médico responsável pela alta; 4. Indicar detalhes no campo observação: a. Tipo da Alta: Residência (melhorado, curado, evasão, administrativa), Óbito, Outro Hospital (Transferência Externa), Transferência (Transferência Interna); b. nome do responsável que veio captar o paciente e a relação com o mesmo;
5. Solicitar a assinatura no Relatório de Altas Diárias.
No que se refere às Transferências Internas é importante observar possíveis alterações que não tenham sido informadas pelas enfermarias, confirmando-as e registrando-as em seguida.
|